24 de set. de 2010


Blog do Planalto

Fique ligado: horário de verão começa dia 17 de outubro

O Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgaram na quarta-feira (16/9) informações sobre a implantação do horário de verão deste ano, que começa no próximo dia 17 de outubro e termina no dia 20 de fevereiro de 2011. Os relógios devem ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os estados do Norte e Nordeste não terão horário especial.

Saiba mais nas páginas do Ministério de Minas e Energia e da Aneel.

O horário de verão tem o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que, o atendimento em épocas de maior consumo ocorra com maior eficiência.

Em todas as regiões onde foi aplicada a medida em anos anteriores, contabilizou-se uma redução média na demanda de aproximadamente 5%. A redução na coincidência de consumo entre as várias utilizações prolonga esse período de maior consumo até as 22 horas, reduzindo o seu valor máximo, chamado de demanda. Este fato leva a um menor carregamento de energia, reduzindo o risco de não atendimento às cargas no horário de ponta, em uma época do ano em que o sistema é normalmente submetido às mais severas condições operacionais, uma vez que este é um período de maior consumo. A redução da demanda máxima impacta também na redução da necessidade de novos investimentos em geração e transmissão de energia elétrica.

TV GLOBO

Astrônomo Victor d’Ávila, do Observatório Nacional, fala sobre a chegada da primavera.
Acesse o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário