18 de nov. de 2010

Acordo de Cooperação Técnico-Científica - ON - INMETRO

Assinado, em 11/10/2010, Acordo de Cooperação Técnico-Científica entre Observatório Nacional (ON) e Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (INMETRO). Os extratos do Termo do Acordo e do 1o. Termo Aditivo ao Acordo foram publicados no DOU no. 199, 201 em 18 e 20 de outubro/2010.
Parte da publicação no DOU
O Acordo prevê o Desenvolvimento de Sistema de Visada Comum-GPS, com base na instalação no INMETRO de equipamentos da DSHO-ON. O Sistema projetado visa o estabelecimento da rastreabilidade em tempo e freqüência dos padrões atômicos do INMETRO ao UTC(ONRJ) – Tempo Universal Coordenado, gerado e mantido pela DSHO-ON.
O fornecimento da rastreabilidade remota em tempo e freqüência a laboratórios brasileiros detentores de padrões atômicos (como o INMETRO), com o emprego de receptores GPS geodésicos e modernos métodos de transferência de tempo e freqüência (P3 e PPP), é um dos objetivos do projeto RENERTF (Rede Nacional de Estações de Referência e Tempo e Freqüência), coordenado na DSHO-ON pela tecnologista sênior Dra. Selma Junqueira, que será a responsável pelo seu desenvolvimento em parceria com pesquisadores do INMETRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário