26 de nov. de 2010

Antimatéria e ventos

Pesquisa Fapesp

PESQUISA BRASIL

A liberação de átomos de anti-hidrogênio no Cern e a energia eólica no Brasil são destaques do programa de rádio de 20/11/2010

Edição Online - 24/11/2010

O Pesquisa Brasil desta semana destaca a captura de antimatéria pelos cientistas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, o Cern, que fica na fronteira entre a Suíça e a França. Um grupo internacional conseguiu demonstrar que é possível prender e controlar a liberação de átomos de anti-hidrogênio. Experiências assim são fundamentais para se entender, entre outros fenômenos, a origem do universo.

Outros destaques

■ Também conversamos sobre o potencial de geração de energia eólica do Brasil. Nosso entrevistado, o engenheiro aeronáutico Odilon Camargo Schubert, acredita que a produtividade dos parques eólicos na região Nordeste está muito acima da média mundial. Ele foi o responsável pelo Atlas do potencial eólico do território brasileiro, lançado em 2001 pelo Ministério das Minas e Energia e Eletrobrás.

Leia também reportagem de Pesquisa FAPESP.

Íntegra do Pesquisa Brasil

■ Clique AQUI para ouvir todo o programa de rádio (duração: 51:43)

■ Se preferir, faça aqui o download da íntegra. Para baixar o programa, clique no link com o botão direito do mouse e escolha a opção "Salvar link como" ou "Salvar destino como".

■ Saiba mais sobre o Pesquisa Brasil.

Participe do Pesquisa Brasil enviando dúvidas e sugestões. O email do programa é pesquisabrasil@fapesp.br. E para seguir o programa no Twitter, basta procurar o@Pesquisa_Br lá no microblog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário