6 de jun. de 2011

ON e Petrobras inauguram O Pool de Equipamentos de Geofísica do Brasil - PEGBr


O Observatório Nacional (ON) e a Petrobras inauguraram no dia 3 de junho, o primeiro pool de Equipamentos de Geofísica do Brasil (PEGBr), que oferecerá suporte a projetos de pesquisas brasileiros nas áreas de sismologia, gravimetria e geoeletricidade.



Foram investidos R$ 14 milhões e este é o primeiro pool de equipamentos geofísicos da América Latina. A solenidade contou com a participação do ministro da Ciência e da Tecnologia, Aloizio Mercadante,  o diretor do Observatório Nacional, Sergio Luiz Fontes, o diretor de Exploração & Produção da Petrobras, Guilherme Estrella e o gerente executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu da Costa Fraga.

 

A ideia foi proposta por cientistas dos diversos institutos de pesquisa e universidades que constituem a Rede de Estudos Geotectónicos coordenada pela Petrobras, a saber: MCT-ON, USP, UnB, UFRN, UNESP, UFOP, UERJ, UFF, UFPR, UFRGS, UFRJ, INPE, UFMG e UNICAMP.
A utilização destes novos equipamentos permitirá estudos de temas relevantes, tais como da estrutura crustal e litosférica da placa Sul-Americana, da interação crosta continental e oceânica e da relação da estruturação do embasamento na evolução de bacias sedimentares. O pool está instalado nas dependências do MCT-Observatório Nacional, no Rio de Janeiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário