29 de jun. de 2011

Por dentro do vulcão

Folha de São Paulo - 19/06/2011

Erupções como a do Puyehue, no Chile, já mudaram até o clima da Terra, ao criar  invernos vulcânicos; saiba como elas expelem cinza e gás na atmosfera.

Quem se assustou com a nuvem de cinzas cuspida pela cadeia vulcânica chilena Puyehue-Cordón Caulle nas últimas semanas provavelmente deveria ser grato aos céus (ou melhor à Terra) por não ter vivido na Europa e nos EUA em 1815, o chamado "ano sem verão".
Nevascas e geadas em pleno verão devastaram colheitas e mataram centenas de milhares de pessoas de fome. Isso tudo graças à poeira violentamente lançada na atmosfera pelo vulcão Tambora, na atual Indonésia.
Invernos vulcânicos, causados pelo bloqueio da radiação solar pelos dejetos dos vulcões em suspensão na atmosfera, mudaram a história mais de uma vez. Há, inclusive, cientistas que levantam a ideia de que a extinção em massa dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos aconteceu por causa de uma sucessão devastadora de erupções vulcânicas por todo o planeta. Antes mesmo dos dinossauros, as lavas também podem ter acabado com outras espécies de animais que viviam na Terra.
Ao mesmo tempo, os elementos trazidos das profundezas do planeta pelos cones fumegantes das erupções vulcânicas também acabam agindo como uma força geológica benévola, fertilizando a terra no longo prazo.
Entenda melhor o poderio dos vulcões do planeta Terra no infográfico abaixo.


Um comentário:

  1. Porque existem essas cinzas, dentro da Terra? É a queima de carvão no sub solo?

    ResponderExcluir