21 de out. de 2011

Pós-Graduação no Observatório Nacional. Vagas abertas!


O Programa de Pós-Graduação do Observatório Nacional foi inicialmente credenciado pelo Conselho Federal de Educação (CFE) através do Parecer 05/73, de 22/01/1973. Posteriormente, foi recredenciado pelo CFE para a área de Astronomia em nível de Mestrado e Doutorado, através do Parecer 755/93 de 06/12/1993.


O Programa de Pós-Graduação em Astronomia

Tem como objetivo principal o de completar e aperfeiçoar a formação em astronomia dos graduados nas áreas de Física, Astronomia, Matemática e ciências afins, visando formar pesquisadores altamente qualificados e profissionais bem preparados para o mercado de trabalho. O Programa possui duas áreas principais de concentração, Astronomia e Astrofísica, com diferentes subáreas.
Desde a sua criação o Programa já formou mais de 90 Mestres e mais de 50 Doutores em Astronomia, muitos deles ocupando atualmente posições de destaque na comunidade científica brasileira e internacional.


O Programa de Pós-Graduação em Geofísica

Tem como objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados em várias áreas da Geofísica, que possam se dedicar tanto à vida acadêmica quanto a atividades de exploração. Para isto, os alunos são providos de conhecimentos teóricos e práticos nos vários campos de interesse. Trata-se de área altamente multidisciplinar que envolve desde matemática, física e química até meio ambiente, computação e problemas sociais. Os alunos são egressos de graduações em Física, Matemática, Geofísica, Geologia, Engenharias e outras áreas afins. A fase inicial do programa nivela profissionais, oriundos das mais diversas áreas de atuação e formação, através de um conjunto de disciplinas obrigatórias. Desta forma consegue-se que estejam habilitados a levantar dados com qualidade ou aproveitar dados previamente existentes, processar e interpretar estes, assim como construir e interpretar modelos teóricos, e outras informações que se façam necessárias ao longo do seu trabalho, sob a perspectiva da Geofísica, aplicados à área desejada.


Para maiores informações sobre os cursos acesse:





Nenhum comentário:

Postar um comentário