4 de out. de 2011

Semana Mundial do Espaço acontece até dia 10 no IFCE de Juazeiro


Começa nesta terça-feira (4) e prossegue até o dia 10 de outubro a World Space Week (Semana Mundial do Espaço), o maior evento internacional público dedicado ao espaço. Criada em 1999 pelas Nações Unidas para comemorar as contribuições da ciência e da tecnologia espacial para melhorar as condições de vida da população, atualmente, a semana é celebrada em mais de cinquenta nações. Dois eventos marcam a iniciativa: o lançamento do primeiro satélite artificial, o Sputnik 1, que abriu caminho para a exploração espacial, em 4 de Outubro1957; e a assinatura do Tratado sobre os princípios que governam as atividades dos Estados na Exploração e uso do Espaço, incluindo a Lua e os outros corpos celestes em 10 de Outubro 1967.
Este ano, o tema da Semana Mundial do Espaço é “Cinquenta anos de voos espaciais tripulados”, em homenagem ao primeiro voo espacial humano que ocorreu no dia 12 de abril de 1961, quando o cosmonauta Iuri Alekseievitch Gagarin completou uma órbita ao redor da Terra a bordo da nave Vostok 1, lançada pelo programa espacial soviético.

Para celebrar a Semana Mundial do Espaço, o Núcleo de Astronomia do Campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará realiza, com apoio da Funcap, eventos de observação astronômica com telescópios em espaços públicos e distribuição de panfletos temáticos. Dois telescópios refletores serão colocados a disposição da população para a observação da Lua.

Confira, abaixo, a programação

Dia 04 de outubro (terça-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça Feijó de Sá, Bairro Triângulo.

Dia 05 de outubro (quarta-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça José Geraldo da Cruz, Bairro Franciscanos.

Dia 06 de outubro (quinta-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça Padre Cícero, Centro

Dia 07 de outubro (sexta-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça Padre Cícero, Centro

Dia 08 de outubro (sábado), das 18 horas às 21 horas, aos pés da Estátua do Padre Cícero, no Horto.

Dia 10 de outubro (segunda-feira), das 18 horas às 21 horas, Praça Padre Cícero


Outras informações sobre a World Space Week podem ser obtidas no site


Assessoria de Comunicação da Funcap




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário