6 de out. de 2011

Vamos esquiar em Saturno?

Exame.com

Lua de Saturno seria ótima para esquiar




Foto tirada pela nave Cassini tem uma das melhores resoluções já obtidas da Lua Enceladus

Enceladus é apenas uma das mais de 50 luas conhecidas de Saturno – mas seria o destino perfeito para turistas espaciais em buscas de esportes na neve.

De acordo com novos dados obtidos com a nave Cassini, da NASA, que orbita o planeta dos anéis, a lua possui, em alguns pontos, uma grossa cobertura de neve.

Mapas em alta resolução analisados pelo Dr Paul Schenk, do Lunar and Planetary Institute, nos Estados Unidos, confirmam a existência de cristais de gelo mais finos do que talco em pó e que seriam perfeitos para esquiadores.

Ao analisar o gelo em Enceladus, os cientistas também descobriram que a neve se precipita em um padrão previsível e muito lento: para formar os 100 metros de cristais acumulados, foram necessários cerca de 10 milhões de anos.

As grandes ondulações, que escondem um terreno não tão uniforme, terminam em cânions de até 500 metros de profundidade e 1,5 km de comprimento.

Esta é a primeira confirmação desse padrão de neve em Enceladus – embora cientistas já suspeitassem de que o fenômeno ocorre dessa forma por lá. Mais informações devem ser obtidas quando a nave Cassini passar pela lua de novo, em 2012 e 2015.

Aos esquiadores interessados, além da distância de pelo menos 1,2 bilhões de km da Terra (dependendo da órbita) e da atmosfera inóspita, Enceladus possui apenas 1% da gravidade terrestre – o que tornaria bastante complicada a tarefa de deslizar na neve...

Dados da NASA apontam que a lua possui pontos cobertos de neve e finos cristais de gelo que levam até 10 milhões de anos para se formar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário