13 de fev. de 2012

Como se pesa um planeta?

O leitor pergunta e a CHC responde!

BLOGUE DO REX - 07-02-2012

Oi, pessoal! O leitor Leonardo Aliberti Derigo quer saber: afinal, como se pesa um planeta? Fui correndo pedir ajuda ao astrônomo Rodney Gomes, do Observatório Nacional, para responder à pergunta.

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte (Imagem: NASA)

Segundo Rodney, um bom jeito de calcular a massa – popularmente chamada de peso – de um planeta é observar a velocidade com que um satélite natural ou artificial gira ao redor do planeta a ser pesado. Com este e outros dados em mãos, é possível aplicar fórmulas matemáticas que permitam saber com precisão a massa do planeta.
A massa da Terra, por exemplo, é calculada com base no tempo que a Lua leva para dar uma volta completa em torno de nosso planeta. Após vários cálculos, os cientistas descobriram que a massa terrestre é igual a 5.974.000.000.000.000.000.000.000 quilos. Pode parecer muito, mas Júpiter tem massa 300 vezes maior, e foi eleito o planeta mais pesado do sistema solar. Curioso, não é?
Mas não é só por curiosidade que os cientistas saem fazendo esses cálculos por aí. “Antes de enviarmos uma sonda espacial para outro planeta, é preciso saber sua massa para projetar a trajetória da sonda e calcular, entre outras coisas, a quantidade de combustível necessária para chegar até seu destino”, conta o astrônomo.



Um comentário: