3 de mai. de 2012

Lua de Saturno tem características de planeta

Redação do Site Inovação Tecnológica

Os novos dados revelam que Febe é quase esférica, e que já teve um passado de evolução, antes de estacionar no aspecto atual.[Imagem: NASA/JPL-Caltech/SSI/Cornell] 

Planetesimal

Dados da sonda espacial Cassini, da NASA, revelam que a lua Febe (Phoebe) de Saturno tem mais um jeitão de planeta do que de lua.

Com os novos dados, de múltiplos instrumentos da sonda espacial, além de um modelo de computador da química, geofísica e geologia da lua, os cientistas agora classificaram Febe como um planetesimal, os restos dos elementos básicos de construção de um planeta.

"Ao contrário dos corpos primitivos, como os cometas, Febe parece ter evoluído ativamente por um tempo, antes de estacionar," disse Julie Castillo-Rogez, Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

As imagens da Cassini sugerem que Febe se originou no Cinturão de Kuiper, a região dos blocos rochosos gelados além da órbita de Netuno.

Lua densa

Febe era esférica e quente no início de sua história, e possui material denso e rochoso concentrado perto de seu centro.

Sua densidade média é aproximadamente a mesma de Plutão, outro objeto no Cinturão de Kuiper.

Febe provavelmente foi capturada pela gravidade de Saturno quando, de alguma forma, se aproximou do planeta gigante.

A lua pode ter sido originalmente porosa, mas parece ter entrado em colapso sobre si mesma ao se aquecer.

Isto fez com Febe alcançasse uma densidade que é 40% maior do que a média das luas internas de Saturno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário