19 de jun. de 2012

Energia escura e planetas extrassolares são temas de palestra no Planetário da Gávea



No dia 28 de junho, às 19h30, no Planetário da Gávea, acontece a palestra “De planetas extrassolares à energia escura: como o Sloan Digital Sky Survey está mudando a nossa visão sobre o universo”, ministrada pelo pesquisador Michael Wood-Vasey, professor da Universidade de Pittsburg (EUA) e porta-voz do Sloan Digital Sky Survey III (SDSS-III). O evento é promovido pelo Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia – um consórcio envolvendo Observatório Nacional (ON), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) –, e pela Fundação Planetário do Rio. A palestra é aberta ao público, gratuita e apresentada em inglês, com tradução simultânea.

O SDSS-III foi desenvolvido com a colaboração de diversos países, inclusive o Brasil, com o objetivo de realizar um amplo monitoramento do espaço celeste para compreender e buscar respostas para questões sobre o universo. Atualmente na terceira fase, o projeto estuda 1,5 milhão de galáxias visando determinar as propriedades da energia escura, elemento que vem sendo considerado responsável pela expansão acelerada do universo. O estudo também busca conhecer a estrutura, a cinemática e a composição química das partes mais externas da Via Láctea e monitorar estrelas para detecção de planetas gigantes.

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia, sediado no Observatório Nacional, foi criado com a finalidade de dar suporte à participação brasileira em experimentos científicos utilizando os dados provenientes de grandes levantamentos astronômicos, entre eles o SSDS-III. Desde janeiro de 2011, os dados públicos do SDSS são distribuídos para a comunidade científica pelo LIneA.

SERVIÇO
Palestra: De planetas extrassolares à energia escura
Onde: Planetário da Gávea (Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea)
Data: 28 de junho, quinta-feira
Horário: 19h30
Entrada franca






Nenhum comentário:

Postar um comentário