16 de out. de 2012

Semana agitada

Blog Só Ciência
por Cesar Baima

Luneta Equatorial de 46cm localizada no campus do Observatório Nacional

Quem gosta de ciência tem uma semana agitada pela frente. Como parte da Semana Nacional de Ciência de Tecnologia, que começa hoje e vai até domingo, diversas instituições estão com programação especial para o público. No Rio, o Observatório Nacional estará de portas abertas até sexta-feira, das 9h30 às 14h30, com exposição na cúpula da luneta 46, a maior do Brasil (na imagem acima), e visitação às instalações onde se afere a Hora Oficial do Brasil. Já das 18h às 20h os visitantes poderão participar de observação do céu com a luneta.

Já na Fiocruz, o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) terá exibição de pôsteres e fotos de atividades científicas e laboratoriais desenvolvidas na unidade, além de sessões de bate-papo com seus cientistas. Enquanto isso, no Museu da Vida, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história dos confrontos entre as organizações brasileiras ligadas à saúde pública e a indústria do fumo no século 20.

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), por sua vez, traz a 18ª edição do “VerCiência”, mostra internacional de ciência na TV, com 80 programas produzidos em oito países agrupados em cinco sessões temáticas: “Sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza” (temas da Semana da Ciência 2012); “Dia da WGBH” (programação dedicada à produção da emissora da rede pública americana); “Dia da BBC” (reservado para a emissora britânica, referência mundial em programas de ciência na TV); “Dia da NHK” (com documentários enviados especialmente pela emissora pública do Japão) e “Aventura da ciência”, uma excursão ao mundo do conhecimento científico. Além disso, às 19h de amanhã, na Livraria da Travessa do Leblon, tem palestra de Helen Thomas, produtora do Departamento de Ciência da BBC. Confira a programação completa no site da mostra: www.verciencia.com.br.

Divirtam-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário