7 de nov. de 2014

Dança dos Continentes em ritmo de samba

A população do bairro de Madureira, um dos tradicionais redutos do samba carioca, conheceu na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada de 17 a 19 de outubro de 2014, um Jogo interativo, desenvolvido pelo Observatório Nacional, sobre o movimento e evolução dos continentes da Terra.

Acesso ao espaço da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Parque Madureira.


O objetivo desta atividade foi o de levar ao público esclarecimentos sobre fenômenos da natureza, cujas consequências afetam diretamente o nosso cotidiano, desmistificando certos fatos e corrigindo explicações errôneas, comumente propagadas pela mídia e até mesmo em livros didáticos.

Jogo "Dança dos Continentes", desenvolvido no Observatório Nacional.

Trata-se de um jogo interativo, não eletrônico, que mostra a Deriva dos Continentes em quatro quadros magnéticos. Sobre cada quadro está disposta a imagem de uma das fases da evolução dos continentes (Rodínia, Pangéia, Continentes atuais e Continentes futuros). Em cada quadro magnético tem um conjunto de peças imantadas que reproduzem os blocos do continente.

Estudantes da rede escolar pública "quebrando a cabeça" para remontar os continentes.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Clelio Campolina Diniz, em visita ao estande do Observatório Nacional.

O Jogo, que pode ser entendido como um quebra-cabeça "magnético", propõe o desafio de remontar os continentes, tal como eram há 750 milhões de anos (Rodínia) e como serão daqui a 50 milhões de anos (Continentes no futuro). O objetivo foi o de fazer com que o público entendesse o movimento dos continentes e conceitos, tais como: composição, idade, estado da matéria, velocidade, escala de distância, forma, rotação, etc. 

Os seguintes temas foram abordados:

a) O que aconteceu há 4,5 bilhões de anos no Sistema Solar?

b) Por que os continentes se movem?

c) Quais as causas do movimento dos continentes?

d) O Manto Terrestre é sólido ou líquido?

e) Como se formam os Supercontinentes?

f) Como os supercontinentes se quebram formando massas continentais isoladas?

g) Placa Tectônica ou Placa Litosférica?

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve um público de 7.608 pessoas, entre estudantes de todos os níveis escolar e população em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário