19 de dez. de 2014

Impasse: Nasa desmente Agência Espacial Russa sobre o impacto de asteroide contra Terra. E agora?


A NASA desmentiu a informação divulgada pela Agência Espacial Russa de que a Terra estaria na trajetória do asteroide 2014 UR116, de 400 metros de diâmetro, e descoberto no final de outubro pelo Observatório Russo de Kislovodsk. O programa Objetos Próximos à Terra, da NASA, afirma que o 2014 UR116, apesar de ter um período orbital de três anos ao redor do Sol e de se aproximar da Terra periodicamente, não representa uma ameaça para nosso planeta, já que sua trajetória está suficientemente longe da órbita terrestre.

A Agência Espacial Russa havia publicado em seu site o resumo de um documentário chamado "Ataque Asteroide", do astrofísico Vladimir Lipunov, que descobriu o 2014 UR116. 

Enquanto isso, o diretor do Centro de Planetas Menores, em Cambridge Massachusetts, recalculou a órbita do 2014 UR116 utilizando o sistema Sentry, desenvolvido pelo Jet Propulsion Laboratory da NASA, e acabou descartando qualquer possibilidade de impacto do asteroide sobre a superfície terrestre (ou qualquer outro planeta), pelo menos nos próximos 150 anos.

Matéria original: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário