3 de dez. de 2014

Sonda Philae encontra moléculas orgânicas em cometa


Embora a sonda Philae tenha permanecido durante pouco tempo na superfície do cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko, sua missão na última semana pode trazer pistas sobre a origem da vida na Terra. Durante sua estada de 60 horas no cometa, o módulo espacial recolheu amostras diretamente do seu núcleo. E a Philae fez uma descoberta muito importante: o cometa contém moléculas orgânicas.

O que se sabe é que estas partículas são à base de carbono, mas ainda nada foi divulgado sobre os demais elementos presentes nas amostras. Dependendo do tipo de moléculas encontradas, os cientistas poderão determinar se é viável a hipótese de que os cometas trouxeram os ingredientes necessários para o desenvolvimento da vida primitiva na Terra.

A descoberta das moléculas foi feita pelos instrumentos de Experimento de Composição e Amostragem de Cometas da sonda Philae. Este dispositivo analisa compostos presentes na fina atmosfera do cometa, em busca de compostos orgânicos e voláteis. A partir de agora, é difícil dizer quando novas informações serão fornecidas sobre a natureza dessas moléculas e que implicações isso pode ter para a ciência e para desvendar os mistérios de nossas origens planetárias.

Matéria original: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário