8 de jan. de 2015

Stephen Hawking versus Neil Turok






No dia 18 de março de 2014 foi publicada a notícia que pesquisadores do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica haviam detectado, por meio de observações, ondas gravitacionais que teriam provocado a inflação cósmica do universo.

Numa declaração ao programa Today da BBC Radio 4, Stephen Hawking disse que a descoberta das ondas gravitacionais contradiz a teoria de Neil Turok. Afirma que havia feito uma aposta com Turok sobre a existência das ondas gravitacionais.

Se confirmada por outros grupos de pesquisa, a descoberta provaria a existência da inflação cósmica, uma teoria que diz que o universo passou por um período de expansão extremamente rápido logo após o Big Bang. A teoria explica porque o universo parece ser quase o mesmo em todas as direções.

"É mais uma confirmação da inflação", disse Hawking ao programa Today.

Mas Turok não admite, ainda, a notícia. Ele disse ao programa que a aposta se baseou nos resultados do telescópio espacial Planck da Agência Espacial Europeia, que no ano passado não conseguiu detectar quaisquer sinais de ondas gravitacionais.

"Em 2001 propus uma nova teoria do Big Bang, segundo a qual ele foi apenas o mais recente de uma série infinita de Big Bangs, mostrando que o universo é cíclico", disse Turok. "Stephen, com seu jeito satírico, no final de uma conversa, disse:" Eu aposto com você que o satélite Planck vai descobrir o sinal da inflação, o que descarta imediatamente a sua teoria, porque a nossa previsão era de que deveria haver sinal de onda gravitacional. "

A ideia de inflação cósmica veio de Alan Guth, um físico do MIT (Massachusetts Institute of Technology - Instituto de Tecnologia de Massachusetts), por acaso em uma noite de 1979. Ele sugeriu que a expansão do universo primordial seria exponencial.

Turok pediu cautela sobre as últimas afirmações. "Antes de tudo, devo dizer que este é apenas um resultado espetacular, e certo ou errado, ele realmente indica que estamos no caminho para explicar, de forma completamente nova, o Big Bang e suas consequências", disse ele.

Mas ele acrescentou: "Não tenho motivos para dúvidas sobre a nova experiência e seus resultados. No entanto, não é inteiramente convincente para mim, pois devemos ser céticos. O experimento foi extremamente difícil de realizar e não há uma explicação concreta, a partir desses dados, que evidenciem a expansão. O problema com a teoria inflacionária é que ela realmente não explica o começo do universo. "

Hawking é conhecido por fazer apostas com outros cientistas. Recentemente, ele perdeu US$ 100 para Gordon Kane, da Universidade de Michigan, ao afirmar que os cientistas do Cern (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), laboratório que abriga o Large Hadron Collider (Grande Colisionador de Hadrões) perto de Genebra - Suíça, não iria encontrar o bóson de Higgs. Eles descobriram a partícula em julho de 2012.

Turok disse que precisava ter mais evidências para aceitar a existência de ondas gravitacionais originadas do Big Bang, antes de admitir perder a aposta para Hawking. "O importante sobre a ciência é que não importa quantos [cientistas] você seja contra. Em última análise, as ideias certas é que devem vencer. A ciência não é um concurso de popularidade. Galileo Galilei estava certo, mas suas ideias não eram populares. A aposta ainda está aberta ", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário