26 de set. de 2015

Eclipse total da superlua será visível em todo Brasil


Créditos: NASA
 
No dia 27 de setembro teremos a sorte de observar a combinação de um eclipse total da superlua, que deverá durar por mais de uma hora. Apesar de presente no céu noturno vez ou outra, a superlua não é um mistério difícil de ser desvendado.

O fenômeno é conhecido como a Lua Nova ou Lua Cheia com máxima aproximação da Terra, ou seja, durante o perigeu - em oposição ao apogeu, quando a Lua alcança o ponto mais distante do nosso planeta. A órbita lunar não descreve um círculo perfeito e por isso nosso satélite natural por vezes está mais perto da Terra do que em outros dias.

 Eclipses lunares ocorrem em média duas vezes ao ano, enquanto o último eclipse total da superlua aconteceu em 1982 e só voltará a ser visto em 2033. Algumas civilizações antigas, como a dos Incas, consideravam os eclipses como eventos aleatórios e assustadores, mas cientistas hoje em dia provam que são acontecimentos bastante previsíveis, já tendo calendários de eclipses para daqui a mil anos.
 

O Observatório Nacional, instituto de pesquisa que integra o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem um software de previsão de Eclipses que está disponível no endereço: http://daed.on.br/astro/  . Confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário